Tutorial Snes9x

Quer jogar Super Nintendo(SNES) utilizando o emulador Snes9x? Basta seguir o tutorial abaixo e se divertir.

Primeiros Passos

Baixe, descompacte e execute o emulador.

Configurando os controles

Vá ao menu "Input - Input Configuration". A janela com cada botão aparecerá. Você pode configurar até 5 controles, mas não é necessário configurar todos. Para configurar o controle 1, selecione em "Controller" a opção "Joypad #1" e certifique-se de que a caixa de seleção "Enabled" está marcada para habilitar o controle. Faço o mesmo para os outros controles que deseja configurar.

Para configurar as teclas de cada controle, clique sobre o retângulo branco ao lado da função desejada e aperte o botão do teclado ou joystick desejado para aquela função. Atenção: caso deseje utilizar um joystick, conecte-o ao computador antes de iniciar o emulador.

Quando terminar de configurar todos os controles desejados, apenas clique no botão OK na parte inferior direita deste menu.

Configurações de vídeo

Vá ao menu "Video - Display Configuration...". A janela com as opções de vídeo aparecerá. Habilite ou desabilite o modo tela cheia marcando ou desmarcando a opção "Fullscreen". Mantenha a opção "Stretch Image" para forçar a imagem do jogo a ficar do tamanho da tela.

Filtros na imagem do jogo (que alteram a imagem do jogo tentando melhorá-la) podem ser aplicados. Por padrão, o emulador já deixa a opção "Bilinear Filtering" habilitada, você pode desabilitar se quiser a imagem do jogo como no console. Outros filtros podem ser encontrados no quadro "Output Image Processing", você pode testá-los caso deseje.

Se você optar em jogar no modo tela cheia (fullscreen), você deve selecionar a resolução do seu monitor em "Fullscreen Display Settings - Current:".

Quando terminar de configurar, apenas clique no botão OK na parte inferior direita deste menu.

Abrindo uma rom

Vá ao menu "File - Load Game...". A janela com as pastas do seu computador aparecerá. Navegue até a pasta onde estão suas roms de snes descompactadas, selecione a que deseja jogar e clique em "Abrir".

Salvando seu jogo

O emulador trás a possibilidade de salvar seu progresso no jogo, mesmo que o próprio jogo não tenha esta opção, o que é muito útil em vários jogos de snes. Para isso, quando você desejar salvar seu progresso, vá ao menu "File" (caso esteja jogando em modo tela cheia, será necessário apertar a tecla ESC para que os menus apareçam). Seu jogo será pausado como na imagem.

Com o menu "File" expandido, vá na opção "Save Game Position" e clique em um dos slots para salvar seu jogo. Caso queira salvar mais posições de um mesmo jogo, repita o procedimento selecionando um slot diferente. Se você salvar o mesmo jogo selecionando o mesmo slot, perderá o que tinha salvado anteriormente, deixando apenas o estado atual que você está salvando. Porém, se estiver salvando um outro jogo, você pode tranquilamente selecionar o mesmo slot em que salvou um outro jogo. Assim que clicar em um slot, o jogo automaticamente será retomado. Em modo tela cheia aperte a tecla ESC para que os menus desapareçam novamente.

Carregando seu jogo salvo

Já para carregar seu jogo salvo, rode o jogo no emulador, vá na opção "Load Game Position" e selecione o slot em que salvou o jogo.

Confira também

emulador snes9x, emuladores de super nintendo, descompactar arquivos, tutorial básico da emulação


Links Emulação - Desde 2007

Links Emulação no Twitter