Tutorial ZSNES

Quer jogar Super Nintendo(SNES) utilizando o emulador ZSNES? Basta seguir o tutorial abaixo e se divertir.

Primeiros Passos

Baixe, descompacte e execute o emulador. Uma mensagem aparecerá, apenas pressione a tecla espaço para continuar.

Configurando os controles

Vá ao menu "CONFIG - INPUT". A janela com cada botão aparecerá. Você pode configurar até 5 controles, mas não é necessário configurar todos. Para configurar o controle 1 vá à guia "#1" , para o controle 2, vá à guia "#2" e assim por diante.

Para configurar as teclas de cada controle, clique sobre o quadrado negro ao lado da função desejada e aperte o botão do teclado ou joystick desejado para aquela função. Atenção: caso deseje utilizar um joystick, conecte-o ao computador antes de iniciar o emulador.

Quando terminar apenas fecha a janela deste menu.

Configurações de vídeo

Vá ao menu "CONFIG - VIDEO". A janela com as opções de resoluções aparecerá. Selecione a resolução utilizada por seu monitor ou a que desejar. Atente-se para as letras "W" e "F" ao final de cada opção de resolução. A letra "F" indica que o emulador estará no modo tela cheia, enquanto a letra "W" indica que o emulador rodará em modo janela.

Após escolher sua resolução desejada, clique sobre ela e aperte o botão "SET" grifado na imagem em vermelho. Se tudo tiver dado certo, a resolução escolhida aparecerá em amarelo na parte inferior da janela do menu. Em seguida, feche a janela deste menu.

Abrindo uma rom

Vá ao menu "GAME - LOAD". A janela com as pastas do seu computador aparecerá. No quadro negro do lado direito você verá suas pastas e no quadro negro do lado esquerdo verá os arquivos dentro da pasta selecionada. Para entrar numa determinada pasta, dê duplo clique sobre ela. Navegue até a pasta onde estão suas roms de snes descompactadas. Para voltar a pasta anterior, clique sobre a opção ".." do lado em que as pastas são mostradas.

Quando chegar a pasta onde estão suas roms, elas serão mostradas no quadro negro do lado esquerdo. Para carregar uma das roms listadas, clique duas vezes sobre ela, iniciando o jogo.

Salvando seu jogo

O emulador trás a possibilidade de salvar seu progresso no jogo, mesmo que o próprio jogo não esta opção, o que é muito útil em vários jogos de snes. Para isso, quando você desejar salvar seu progresso, aperte ESC em seu teclado. Seu jogo será pausado e os menus do emulador serão mostrados como na imagem.

Vá ao menu "GAME" e clique em "SAVE STATE". Se tudo der certo, ao voltar ao jogo pressionando a tecla ESC novamente, você verá uma mensagem confirmando o salvamento.

Carregando seu jogo salvo

Já para carregar seu jogo salvo, rode o jogo no emulador, pressione ESC a qualquer momento durante o jogo, vá ao menu "GAME", clique em "OPEN STATE" e volte ao jogo pressionando ESC novamente.

Confira também

emulador snes9x, emuladores de super nintendo, descompactar arquivos, tutorial básico da emulação


Links Emulação - Desde 2007

Links Emulação no Twitter